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terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Revisão Grupo 4 - prova da ANAC

Revisão grupo 4

¨ Na estrutura semimonocoque, os esforços dinâmicos são suportados pelas cavernas, revestimentos e longarinas.
¨ O Movimento da aeronave em torno do seu eixo vertical é realizado através do leme de direção.
¨ Compressor, câmara de combustão e turbina são as partes principais dos motores a jato (motores a reação).
¨ A sustentação igual ao peso mantém a aeronave em altitude constante.
¨ A latitude e a longitude são componentes do sistema de coordenadas geográficas utilizado para a identificação de pontos na superfície da terra.
¨ O sistema de pressurização tem por objetivo fazer com que a pressão na cabine seja maior, em relação à pressão atmosférica externa à aeronave.
¨ Pressão alta, temperatura baixa e ar seco são as melhores condições para decolar.
¨ A massa de um fluído é invariável; O peso, a densidade e o volume são variáveis.
¨ A pressão estática de um fluído em movimento diminui quando a velocidade aumenta.
¨ Um corpo na atmosfera terrestre recebe os efeitos da pressão atmosférica estática.
¨ O avião é composto de fuselagem, empenagem, grupo motopropulsor , asa e trem de pouso.
¨ Isogônicas são linhas de igual declinação magnética.
¨ À medida que se aumenta o ângulo de ataque de uma aeronave em vôo reto horizontal, a velocidade diminui até o ângulo crítico e torna a aumentar.
¨ Leme de profundidade é uma superfície primária de comando localizada no estabilizador horizontal.
¨ Enflechamento colabora para a estabilidade direcional e lateral.
¨ Ao comandar o aileron direito para cima, o aileron esquerdo e a asa direita descem e a asa esquerda sobe.
¨ Na aeronave, o peso e a sustentação são aplicados nos centros de gravidade e de pressão, respectivamente.
¨ Rota é a projeção na superfície terrestre da trajetória prevista ou percorrida por uma aeronave.
¨ Na geometria da asa, a corda média que contém o centro de pressão da asa denomina-se corda média aerodinâmica.
¨ Pressão diferencial é a diferença entre a pressão contida no interior do compartimento de passageiros e a pressão estática do ar exterior.
¨ No Hemisfério Sul, ao voar de alta para baixa pressão, a aeronave tem deriva para a esquerda.
¨ Longitudinal, vertical e transversal são os três eixos imaginários do avião.
¨ Arrasto induzido é gerado pelo turbilhonamento do ar nas pontas das asas do avião.
¨ Arrasto é a componente da resultante aerodinâmica paralela ao vento relativo.
¨ Isóbara é a linha que une pontos com a mesma pressão.
¨ A contagem da latitude inicia no Equador até 90 graus norte ou sul.
¨ A força centrípeta tende a puxar o avião para dentro de uma curva.
¨ Equador é o círculo máximo perpendicular ao eixo da terra.
¨ As nuvens de estágio baixo são formadas por gotículas de água e/ou cristais de gelo.
¨ Após a passagem de uma frente fria, a direção do vento muda.
¨ Direção, velocidade e caráter são as características dos ventos.
¨ No Hemisfério Sul, os ventos que antecedem uma frente fria sopram do norte e noroeste.
¨ Equador é o círculo máximo perpendicular ao eixo da terra.
¨ No verão, durante o dia, é mais comum a turbulência convectiva.
¨ O equilíbrio entre correntes ascendentes e descendentes caracteriza uma trovoada na fase de maturidade.
¨ Enflechamento das asas produz estabilidade lateral e direcional.
¨ Em um aerofólio, a sustentação é aplicada no centro de pressão.
¨ Diedro é o ângulo formado entre o eixo transversal e a linha do intradorso.
¨ Reversível dos motores turbofans e turbojatos jogam os gases de escapamento para frente, reduzindo a velocidade do avião.
¨ Profundor é a superfície de comando responsável pelo movimento da aeronave em torno de seu eixo lateral.
¨ Pólos Norte e Sul verdadeiros são as extremidades do eixo imaginário da Terra.
¨ Os três eixos imaginários cruzam-se no ponto denominado cg.
¨ Ãngulo de incidência é formado pela corda do aerofólio e o eixo longitudinal da aeronave.
¨ Cumulonimbus é uma nuvem de desenvolvimento vertical.
¨ Cumuliformes são nuvens que possuem desenvolvimento vertical e propiciam ar instável com movimento convectivo acentuado.
¨ Rotação é o movimento da terra responsável pelo dia e a noite.
¨ Para efeitos de navegação, a terra é considerada uma esfera perfeita..
¨ Meridiano é o semicírculo máximo que liga os Pólos terrestres.
¨ Em relação ao ar atmosférico, um planador é aeródino.
¨ A escala de latitudes ocorre sobre um meridiano qualquer.
¨ As latitudes são contadas para o norte ou para o sul.
¨ Fuselagem, empenagem, trem de pouso, grupo motopropulsor e asa são partes componentes do avião.
¨ A massa de ar frio é que propicia melhor visibilidade ao vôo( ausência de umidade).
¨ Higrômetro é o instrumento especial usado para medir a umidade do ar.
¨ A direção do vento, para fins meteorológicos, é dada em relação ao norte verdadeiro.
¨ Uma aeronave em vôo apresentando agitações ascendentes e descendentes, tornando o vôo desagradável, estará voando em ar turbulento.
¨ A atmosfera instável gera nuvens cumuliformes.
¨ Isoclínicas são linhas que unem pontos de igual inclinação magnética.
¨ 4,3,5,2 são os valores correspondentes aos fusos horários de Manaus, São Paulo, Cruzeiro do Sul e Fernando de Noronha, respectivamente.
¨ Flecha é a reta perpendicular à corda que atinge a linha de curvatura média no ponto de maior distância.
¨ Estabilizadores, leme, profundor e compensadores são componentes da empenagem.
¨ Normalmente, os ailerons estão localizados no bordo de fuga das asas, próximo à ponta.
¨ CMA é a corda que contém o CP da asa.
¨ Gelo que se forma sobre as aeronaves é do tipo claro, escarcha e geada.
¨ 608 ft é o número de pés correspondentes a 185m.
¨ Correntes convectivas são os movimentos verticais do ar atmosférico.
¨ As turbulências térmicas são mais comuns no verão.
¨ A reação do ar sobre a asa produz uma força que a empurra para cima e para trás.
¨ Cirriformes são nuvens que se formam devido a movimentos fortes de ventos em níveis elevados.
¨ Cirrus (ci) são nuvens altas, delgadas com aparência de pluma, compostas inteiramente de cristais de gelo.
¨ A finalidade do grupo motopropulsor de uma aeronave é fornecer tração necessária ao vôo.
¨ A pressão dinâmica depende da densidade do fluído e velocidade de deslocamento.
¨ O ângulo formado entre a corda e o eixo longitudinal da aeronave é o de incidência.
¨ Latitude é o arco de meridiano, compreendido entre a linha do Equador e um paralelo dado.
¨ a pressão estática de um fluído em movimento diminui quando ocorre aumento da velocidade.
¨ Todo ponto de referência existente na superfície da Terra é denominado ponto significativo.
¨ Para plotar uma coordenada geográfica é necessário saber a longitude e a latitude.
¨ À noite, a temperatura do solo diminui por causa da radiação e ausência do calor solar.
¨ O ar mais frio movendo-se sobre uma superfície líquida mais quente ocasiona nevoeiro o tipo vapor.
¨ Os flaps e slots são dispositivos hipersustentadores.
¨ Os compensadores são superfícies de comando secundárias.
¨ O flap quando baixado para pouso combina a redução de velocidade e o aumento de sustentação.
¨ A componente vertical máxima de tração magnética ocorre nos pólos magnéticos.
¨ Leme de direção, profundor e aileron são superfícies primárias de comando.
¨ O trem de pouso em que duas rodas, quando recolhidas, alojam-se em um compartimento que não se fecha é classificado como retrátil.
¨ Os movimentos verticais do ar denominam-se correntes convectivas.
¨ Intradorso de uma asa é a parte inferior.
¨ Quando a temperatura do ar for igual a temperatura do ponto de orvalho o ar estará saturado.
¨ O aileron produz o movimento de inclinação lateral que se processa em torno do eixo longitudinal da aeronave.
¨ São nuvens baixas (stratus – ST/ stratocumulus-SC/ cumulus – CU/ towering cumulus –TCU/cumulonimbus- CB)
¨ São nuvens médias (altostratus-AS/altocumulus-AC/nimbostratus-NS)
¨ São nuvens altas (cirrus-CI/cirrocumulus-CC/cirrosatratus-CS).
¨ A passagem de uma frente fria ocasiona aumento de pressão e queda de temperatura.
¨ A passagem de uma frente quente gera apenas aumento de temperatura.
¨ Ciclones são áreas de baixas pressões.
¨ Anticiclones são áreas de altas pressões.
¨ Toda e qualquer frente (fria, quente, estacionária e oclusa) sempre será baixa pressão.
¨ Vento, brisa ou qualquer outra coisa que lembre o ar em movimento, será gerado pela diferença de pressão entre dois locais.
¨ A atmosfera é dividida em 5 camadas (troposfera, tropopausa, estratosfera, ionosfera ou termosfera e exosfera)
¨ A troposfera tem gradiente térmico normal ou positivo (a temperatura diminui com a altitude)
¨ A tropopausa tem gradiente térmico isotérmico (a temperatura não varia ou pouco varia com a altitude)
¨ A estratosfera tem gradiente térmico negativo ( a temperatura aumenta com a altitude –aumento esse causado pela ozonosfera que é um filtro dos raios UV-a e UV-b).
¨ Ventos de vale ocorrem durante o dia, chamam-se anabáticos, e ocorrem vales acima (sobem por causa do calor do dia).
¨ Os ventos de montanha ocorrem a noite chamam-se catabáticos e ocorrem montanhas abaixo (descem por causa do frio à noite).
¨ Calor é a energia cinética das moléculas do corpo.
¨ Barômetro u barógrafo é o instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica.
¨ Barlavento é quando o vento (ou algo ) sobe a montanha e sotavento quando desce.
¨ Brisa marítima vai do mar para a terra e brisa terrestre vai da terra para o mar.
¨ Nevoeiro de radiação ou de superfície é um nevoeiro de massa de ar(sem deslocamento).
¨ Nevoeiros de vapor, marítimo, orográfico, de brisa marítima e glacial são nevoeiros advectivos (com deslocamento horizontal).
¨ Nevoeiro de pós-frontal(de frente fria) e pré-frontal (de frente quente) são nevoeiros frontais.
¨ Convectiva (térmica), orográfica, de céu claro, frontal , cortante de vento e trilha das aeronaves(esteiras de turbulência) são tipos de turbulência.
¨ O ar está estável quando o seu gradiente térmico está entre 0,6ºc/100m e 1,0ºc/100m.
¨ O ar está instável quando seu gradiente térmico é maior que 1,0ºc/100m.
¨ Ar instável forma gelo do tipo claro, cristal ou liso e sua temperatura de congelamento varia de 0ºc a – 10ºc
¨ O ar estável forma gelo do tipo opaco, amorfo, escarcha ou granulado e sua temperatura de congelamento está entre –10ºc e –20ºc.
¨ As gotículas em repouso congelam mais dificilmente entre –10ºc e –40ºc.
¨ Cumulus, maturidade e dissipação são os estágios da trovoada.
¨ Os TCU também são conhecidos como cumulus congestus ou grandes cumulus.
¨ Ar ascendente, ar instável e umidade são requisitos necessários a formação da trovoada.
¨ A bigorna caracteriza o terceiro estágio da trovoada.
¨ As trovoadas de massas de ar podem ser convectivas (térmicas), orográficas ou noturnas.
¨ As trovoadas frontais ou dinâmicas podem ser de frente quente, de frente fria, pré-frontal ou de frente oclusa.
¨ A trovoada te carga elétrica negativa.
¨ Os relâmpagos ocorrem dentro da nuvem onde a temperatura é de 0ºc a –8ºc.
¨ O som produzido pela descarga elétrica é o trovão.




Post: Leonardo Chagas





fonte: Flightattendant

2 comentários:

  1. Parabens pelo blog sta me ajudando pra caramba, eu acesso todos os dias... Adoroooo.
    Erica Rodrigues..

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  2. que bom que estamos ajudando espero poder contribuir muito mais a todos que nos acompanham .! continue nos visitando!


    Leonardo Chagas.

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