Revisão Bloco - II
¨ Tripulante é a pessoa devidamente habilitada que exerce função a bordo de aeronaves.
¨ O comandante é o responsável por todas as situações relacionadas à segurança de vôo.
¨ A folga inicia após a conclusão do repouso.
¨ O tempo destinado à alimentação do aeronauta em situação de reserva não é computado na jornada de trabalho.
¨ Uma
tripulação pode ser transformada na origem do vôo, até três horas da
apresentação da tripulação original ou tripulante de reforço.
¨ De
acordo com a CLT, mediante acordo ou contrato coletivo de trabalho, uma
jornada pode ser acrescida de período suplementar que não exceda a duas
horas.
¨ As Leis trabalhistas permitem à empregada grávida a interrupção do contrato de trabalho por 120 dias.
¨ O empregador é obrigado a fazer seguro contra os riscos de acidente de trabalho.
¨ As aeronaves destinadas aos serviços do governo são consideradas aeronaves civis públicas.
¨ STE,
SOP, SPL e SIE são, respectivamente, os subdepartamentos do DAC que
cuidam do homem, da máquina, da infra-estrutura e das condições gerais
do transporte aéreo, e da infraestrutura da aviação civil.
¨ Em
qualquer lugar, as aeronaves militares e as públicas são consideradas
territórios de sua nacionalidade – possuem extraterritorialidade.
¨ A OACI foi criada na convenção de Chicago, realizada em 1944.
¨ A assembléia geral da OACI é formada por representes dos governos.
¨ O trabalho noturno não pode ultrapassar a 10 horas quando a tripulação é simples.
¨ A
prática de contrabando pode acarretar ao infrator a pena de multa e
suspensão ou ocasionar a cassação do certificado, após inquérito
administrativo.
¨ Tripular
aeronave com os prazos dos certificados de habilitação técnica e de
capacidade física vencidos, ou exercer a bordo função para a qual não
esteja habilitado, poderá acarretar ao infrator a pena de cassação, após inquérito administrativo.
¨ No CBA, 180 dias é o período máximo de suspensão do certificado de tripulante infrator.
¨ A profissão de aeronauta está regulamentada por Lei e Portaria Interministerial.
¨ Aeródromo é a área destinada a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves.
¨ Tráfego
no espaço aéreo brasileiro está sujeito às normas e condições
estabelecidas no CBA que são aplicadas a qualquer aeronave.
¨ Russo,
inglês, francês, chinês, espanhol e árabe são idiomas utilizados pela
OACI para divulgar internacionalmente seus documentos e anexos.
¨ Diferenças são as restrições ou modificações apresentadas em relação às normas internacionais e procedimentos da OACI.
¨ É
de responsabilidade do comandante o desembarque de passageiro cujas
atitudes coloquem a aeronave e os demais passageiros em perigo.
¨ Os
vôos em que os aeródromos de partida e de chegada situam-se em
território brasileiro são considerados domésticos, mesmo que sobrevoem
território estrangeiro.
¨ A
aeronave que realizar pouso forçado em propriedade privada poderá ser
seqüestrada preventivamente, caso seu proprietário se recuse a
indenizar os danos causados à propriedade.
¨ No solo, os danos causados pelas aeronaves com os motores parados são regulamentados pelo direito civil.
¨ A nacionalidade de uma aeronave é a do estado (país) em que está matriculada.
¨ Nas folgas mensais, o aeronauta tem direito a dois períodos consecutivos de 24 horas, incluindo um sábado ou um domingo.
¨ A profissão de aeronauta, ressalvados os casos previstos no Código Brasileiro da Aeronáutica, é privativa de brasileiros.
¨ Sobreaviso é o período de tempo não excedente a 12 horas.
¨ Tem
direito ao repouso de 22 horas o tripulante que regressa à sua base,
após 10 horas e 30 minutos de jornada, durante a qual cruzou cinco
fusos horários.
¨ Os
limites de tempo de vôo do tripulante nos aviões a jato não podem
exceder em cada mês, trimestre e ano, respectivamente, a 85 – 230 – 850
(horas).
¨ A jornada de trabalho de um aeronauta é encerrada 30 minutos após a parada total dos motores.
¨ A
responsabilidade pela aviação civil, pelas informações aeronáuticas e a
proteção ao vôo no Brasil são atribuições da ANAC e DECEA,
respectivamente.
¨ Para a segurança do vôo, torna-se necessário o cumprimento das normas estabelecidas pela OACI.
¨ Segundo
a Lei nº 7.183/84, a notificação de transferência provisória deve ser
entregue pelo empregador ao aeronauta, com antecedência mínima de 15 dias.
¨ A quantidade de horas de vôo permitida a um aeronauta integrante de tripulação simples é de 9 horas e 30 minutos.
¨ Quando
houver ampliação dos limites das horas de trabalho a critério do
comandante, este deve comunicá-la ao empregador 24 horas após a viagem.
¨ Quando
ocorrer o cruzamento de três ou mais fusos horários num dos sentidos da
viagem, o tripulante terá em sua base domiciliar, por fuso cruzado, o
repouso acrescido em 2 horas.
¨ De
acordo com a CLT, a partir do dia em que ocorreu o acidente de
trabalho, quem paga a remuneração ao empregado afastado é a empresa.
¨ A
DECEA é a organização responsável pela instalação, operação e
manutenção da rede de equipamento para o controle do tráfego aéreo e
comunicação.
¨ Não há limite para o número de reservas mensais a que o aeronauta pode concorrer.
¨ Através
do CEMAL, a DIRSA (Diretoria de Saúde da Aeronáutica) realiza a seleção
e o controle médico periódico dos aeronavegantes.
¨ Para a tripulação simples, o trabalho noturno não pode ultrapassar a 10 horas.
¨ As transgressões apuradas durante a investigação de acidente ocorrido com aeronave civil são punidas pela ANAC.
¨ A Portaria Interministerial 3016/88, entre o Comando da Aeronáutica e o Ministério do Trabalho, inclui o INSPAC como tripulante.
¨ Uma
tripulação de revezamento é constituída de uma tripulação simples, um
comandante, um co-piloto, um mecânico de vôo, se o equipamento exigir,
e 50% de comissários.
¨ Ocorrendo acidente aeronáutico, não é responsabilidade do proprietário ou explorador da aeronave a investigação do acidente.
¨ Numa tripulação composta, o número de comissários acrescidos à tripulação simples será de 25%.
¨ A escala de serviço deve ser, no mínimo, semanal.
¨ 1986 é o ano da regulamentação do Instituto de Aviação Civil – IAC.
¨ Proprietário
de aeronave que se recusar a dar garantias para o pagamento de danos
causados à propriedade privada, ocorridos em conseqüência de pouso
forçado, estará sujeito ao seqüestro preventivo da aeronave.
¨ A
notificação de transferência provisória, segundo a Lei nº 7.183/84,
deve ser feita pelo empregador ao aeronauta com a antecedência mínima
de 15 dias.
¨ Uma tripulação simples é constituída pelo comandante, co-piloto, comissários e, se o equipamento exigir, mecânico de vôo.
¨ Aviso prévio deve ser dado com antecedência mínima de 30 dias.
¨ Durante o aviso prévio, o empregado tem direito à redução de 2 horas na jornada de trabalho.
¨ Contrato de experiência tem a duração máxima de 90 dias.
¨ Onde não há SERAC, quem o representa nos aeroportos é o Posto de Fiscalização da Aviação Civil (PFAC).
¨ Número máximo consecutivo de 24 horas que um aeronauta pode ficar à disposição do empregador é de 06 períodos.
¨ Regional, doméstico e internacional são os três níveis de atuação do transporte aéreo regular no brasil.
¨ Quando existir uma aeronave acidentada na pista de pouso de um aeródromo, pode-se considerar que ele está impraticável.
¨ Aeródromo, cujas condições de segurança determinam a suspensão das operações de pouso e decolagem, está interditado.
¨ Aeronauta é o profissional habilitado que exerce atividade a bordo de aeronave civil nacional, mediante contrato de trabalho.
¨ Tripulação
é o conjunto de tripulantes que exercem função a bordo de aeronave,
podendo ser mínima, simples, composta ou de revezamento.
¨ São tripulantes: comandante, co-piloto, mecânico de vôo, navegador, radioperador de vôo e comissário.
¨ Tripulação mínima é a indispensável à execução do vôo, conforme as exigências constantes no manual de operação da aeronave.
¨ Tripulação simples é a constituída pela tripulação mínima, acrescida dos tripulantes necessários à realização do vôo.
¨ Tripulação composta é constituída por uma tripulação simples, acrescida de um piloto qualificado para comando, um mecânico de vôo (quando necessário) e 25% do número de comissários.
¨ Tripulação de revezamento é a constituída por uma tripulação simples,
acrescida de um piloto qualificado para comando, um co-piloto, um
mecânico de vôo(quando necessário) e 50% do número de comissários.
¨ Jornada
é a duração do trabalho do aeronauta, contada entre a hora da
apresentação no local de trabalho e a hora em que é encerrado. Na base
domiciliar, a jornada inicia a partir da hora de apresentação no local
de trabalho. Em local diferente da base domiciliar, é contada a partir
da apresentação no local determinado pelo empregador. A apresentação
deve ser em até 30 minutos da hora prevista para o inicio do vôo.
¨ As horas de reserva também são consideradas como jornada.
¨ A jornada encerra após trinta minutos da parada final dos motores.
¨ A duração da jornada de trabalho, considerando o tipo de tripulação: simples-11 horas, composta-14 horas e revezamento- 20 horas.
¨ Em algumas situações, os limites da jornada podem ser ampliados em sessenta minutos, a critério do comandante.
¨ Na
contagem da jornada de trabalho semanal e mensal do trabalho do
aeronauta são considerados os tempos de vôo, de serviço em terra
durante a viagem, de reserva, de um terço do sobreaviso, de
deslocamento do tripulante extra para assumir vôo ou retornar à base
após o vôo, de adestramento em simulador e em que realizar outros
serviços em terra escalados pela empresa.
¨ Trabalho do aeronauta não poderá exceder a 60 horas semanais e a 176 horas mensais.
¨ Tempo
de vôo é o período compreendido entre o início do deslocamento da
aeronave (antes da decolagem) e o momento em que ela se imobiliza, após
o pouso. O tempo de vôo também é denominado calço-a-calço, numa referência aos momentos em que são retirados e colocados os calços nos trens de pouso.
¨ Limites do tempo de vôo por tipo de tripulação: tripulação simples-9 horas e trinta minutos, tripulação composta-12 horas e tripulação de revezamento- 15 horas.
¨ Base do aeronauta é a localidade onde está obrigado a prestar serviços e na qual deve ter domicílio.
¨ Escala é a localidade onde a aeronave faz pouso.
¨ Etapa
é a parte do vôo compreendida entre a localidade onde inicia o vôo
(=origem) e a primeira escala, ou entre duas escalas subseqüentes,
inclusive a escala final (=destino).
¨ Viagem
é o trabalho realizado pelo tripulante, contado desde a saída de sua
base até o regresso à mesma. Uma viagem pode ter uma ou mais jornadas.
¨ Vôo noturno é o realizado entre o pôr e o nascer do sol, na localidade onde está a aeronave.
¨ Hora
de trabalho noturno= 52 minutos e 30 segundos. Para as tripulações
simples, o trabalho noturno não pode ultrapassar a 10 horas.
¨ Repouso
é o espaço de tempo ininterrupto, após a jornada, em que o tripulante
não é obrigado a prestar qualquer serviço à empresa.
¨ Folga
é o período de tempo não inferior a 24 horas consecutivas em que o
aeronauta, em sua base contratual( recebendo remuneração) está
desobrigado de qualquer atividade relacionada com seu trabalho. A folga inicia após a conclusão do repouso.
¨ Número de folgas mensais não pode ser inferior a oito períodos de 24 horas, dois deles deverão incluir um sábado ou um domingo.
¨ Reserva
é o período de tempo em que o aeronauta permanece em local determinado
pelo empregador, a sua disposição para assumir vôo, caso seja
necessário.
¨ Sobreaviso
é o período de tempo não excedente a doze horas, em que o aeronauta
permanece no local de sua escolha, à disposição do empregador, devendo
se apresentar no aeroporto ou outro local determinado, até noventa
minutos após ser comunicado o início de nova tarefa.
¨ A transferência de base de um tripulante pode ser provisória ou permanente.
¨ Transferência
provisória é o deslocamento do aeronauta de sua base, por período
mínimo de trinta dias e não superior a cento e vinte dias, para prestar
serviços temporários, sem mudança de domicilio, com retorno à base logo
que cesse sua incumbência. O empregador deverá notificar o aeronauta
com a antecedência mínima de 15 dias, assegurando transporte de ida e
volta, acomodações, alimentação e transporte a serviço.
¨ Transferência
permanente é o deslocamento do aeronauta de sua base, por período
superior a cento e vinte dias, com mudança de domicilio. A notificação
pelo empregador ao aeronauta deverá ser feita com a antecedência mínima
de sessenta dias. O intervalo entre transferências permanentes será de
dois anos.
¨ Para
os comissários de vôo infratores, será aplicada penalidade de multa,
suspensão ou cassação do certificado nos seguintes casos:
*perda do nível de aptidão técnica ou de condições físicas;
*procedimentos, no exercício das funções, que revelem falta de idoneidade profissional;
*prática de contrabando ou descaminho;
*prática de infrações graves.
¨ A suspensão poderá ser de até 180 dias.
Post:Leonardo Chagas
Tá ai gente , amanha tem mais revisão pro grupo 3! AGUARDEM
maiores dúvidas :http://www.facebook.com/#!/leeo.chagas
muito bom!
ResponderExcluirCurti, Muito Obrigado!!
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