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terça-feira, 8 de novembro de 2011

Entrevista com um Comissário

Pra quem tem um sonho de Ser Comissário de Vôo, pincipalmente homens que se sentem mal ao falarem da profissão, prestem atenção nesta entrevista e desfrute o valor da profissão !
Que não seja apenas um texto, más sim uma motivação á você que tem esse sonho guardado no fundinho do coraçào...Libere isso e venha dividir comigo um espaço no céu (:

ENTREVISTA COM:  Roberto Sandall

1. Você é comissário de bordo há quanto tempo?Eu sou comissário de bordo há 23 anos. Vinte anos na Varig  e três na TAM.
2. O que faz um comissário de bordo?
O comissário de bordo é um técnico em segurança. Isso significa que ele é responsável para que todas as medidas de prevenção e segurança dentro dos aviões sejam respeitadas e cumpridas. O comissário de bordo também é o auxiliar direto do comandante do vôo. Ele prepara toda a aeronave para receber os passageiros, verifica todos os equipamentos de segurança disponíveis, confere o serviço que será oferecido a bordo, a colocação de mantas e travesseiros - tudo o que for necessario para o conforto dos passageiros a bordo do avião.
3. Como alguém consegue entrar nessa profissão? Tem que fazer uma faculdade? O que precisa saber?Antigamente, a pessoa que queria ser comissário (ou comissária), tinha que participar do processo de seleção das próprias empresas aéreas. Eram essas empresas que se encarregavam de fazer a instrução para a profissão. Hoje, existem escolas de comissários espalhadas pelas principais capitais do país. Ou seja, a pessoa se inscreve e faz o curso de comissário, que dura em média 3 meses. Depois de habilitado, vai às empresas aéreas (Tam, Gol, American Airlines etc.) para participar do processo de seleção de cada uma delas.
Foto cedida por Roberto Sandall4. Como é o dia-a-dia de um comissário? Você viaja muito?
O trabalho de comissário de bordo exige que a gente viaje muito, claro, dentro e fora do Brasil. O dia-a-dia do comissário é bem diferente de todas as profissões, exatamente pelo fato de se viajar bastante e de se estar sempre em um lugar diferente a cada vôo.
O comissário tem uma escala mensal, com os horários dos vôos e os lugares. Aí ele se apresenta num lugar chamado "Despacho Operacional", no dia e na hora marcada na escala. Encontra-se com a equipe de comissários e comandantes daquele vôo e se dirige ao avião para começar uma nova jornada.
5. Qual a situação mais difícil que você já enfrentou durante um vôo?
Foi quando um passageiro teve uma reação alérgica a um medicamento e tivemos que descer no aeroporto mais próximo para que ele tivesse atendimento médico.
6. Você já levou algum susto durante o vôo, do tipo a turbina falhar ou algo assim? Como foi?A gente sempre leva um susto quando acontece uma turbulência inesperada mas, felizmente, nunca passei por nenhum outro problema mais grave. O avião ainda é o meio de transporte mais seguro que exite, depois do elevador, é claro!
Foto cedida por Roberto Sandall7. Qual o lugar mais interessante e diferente que você conheceu?Tive oportunidade de conhecer alguns lugares exóticos na África, por exemplo. Mas o Japão é o mais interessante, sem dúvida... a cultura, o povo, o idioma... são bem diferentes.
8. O que você recomendaria para uma criança que quer se tornar comissário de bordo?Eu recomendaria que a criança estudasse muito, que fosse muito bem na escola. Alguns requisitos que a profissão pede é cultura geral e ter uma educação primorosa. E isso é um trabalho que é feito na escola e em casa.
A criança deve estudar também um ou mais idiomas. A profissão hoje exige que o comissário tenha pelo menos um idioma fluente além do português.
É uma profissão linda, que nos dá oportunidades que poucas pessoas têm.


Roberto Sandall é comissário de vôo da TAM e morador do Rio de Janeiro.

Beeeeijos PESSOAL !

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